Liga de Cobre Estanho
A união química dos metais cobre (Cu) e estanho (Sn) forma a liga de bronze, um metal avermelhado, maleável e dúctil. À liga de cobre e estanho podem se acrescentados percentuais de outros metais, para criar ligas alternativas, com diferentes características. As variações são necessárias para atender demandas específicas de segmentos industriais, como o eletroeletrônico, por exemplo, de acordo com as particularidades de seus produtos.
A Fundição Magma produz uma variedade de ligas de cobre e estanho, sempre dentro dos mais rigorosos padrões internacionais. O controle de qualidade de nossos produtos é realizado em todas as etapas do processo de produção, começando pela seleção criteriosa de matéria prima e passando pelo aval técnico de nosso laboratório. Esses procedimentos garantem a excelência dos produtos Magma.
Tipos de ligas de Cobre e Estanho
Nos diferentes tipos de liga de cobre e estanho o cobre é sempre o metal base, estando presente em maior porcentagem em todos eles. Os tipos mais comuns de ligas de cobre e estanho são:
Ligas de cobre e estanho com zinco: Contém cerca de 2% de zinco em sua composição, conferindo a esse bronze uma resistência extra à corrosão. Isso ocorre porque, na presença de umidade, o zinco promove a criação de uma camada superficial de óxido de carbono resistente à corrosão. Após receber tratamento térmico, esse tipo de bronze adquire resistência elevada. Além disso, são soldáveis com eletrodos de bronze fosfatizado.
Ligas de cobre e estanho com chumbo: Possuem chumbo em sua composição nas concentrações de 7%, 8%, 12% e 15%. São conhecidas também pelo nome de bronze vermelho. A mistura de metais dessa liga lhe confere características bastante peculiares de resistência mecânica, térmica e química. São amplamente utilizadas na fabricação de peças industriais artesanais e instrumentos musicais, entre outros.
Ligas de cobre e estanho com fósforo: Também conhecida como bronze fosforoso, essa liga possui em sua composição no máximo 16% de fósforo. A presença do elemento fósforo concede à liga excelentes propriedades de usinabilidade, conformabilidade e antifricção. Esse bronze é muito utilizado na produção de equipamentos que exijam lubrificação por tempos prolongados, como anéis de pistão, material hidráulico, buchas, mancais e engrenagens.
Aplicações da Liga de Cobre e Estanho
O bronze é uma das ligas metálicas mais antigas da humanidade. Sua fabricação e utilização remontam a mais de 3 mil anos e ainda hoje é amplamente utilizado em diversos produtos. Algumas aplicações da liga de cobre e estanho:
- Parafusos e porcas
- Ferramentas e equipamentos para usinas
- Aparelhos elétricos
- Conexões hidráulicas
- Revestimento de motores
- Engrenagens
- Sinos (em virtude de sua ressonância)
- Instrumentos musicais
- Objetos decorativos (estátuas e lápides para túmulos)
- Bombas, válvulas e registros
- Anéis, buchas e mancais
As principais vantagens das ligas de cobre e estanho são:
- Elevada dureza
- Alto ponto de fusão
- Elevada tenacidade
- Elevada ductilidade
- Resistência à corrosão
- Ótima condutividade de calor e eletricidade
- Grande capacidade de acabamento
Ligas de cobre e estanho Fundição Magma
A Fundição Magma produz lingotes nas Ligas de Cobre e Estanho mais utilizadas pelas indústrias em geral:
- Industrial C.84.400
- Bronze SAE 40
- Bronze SAE 660
- Bronze SAE 620
- Bronze SAE 67
- Bronze TM 23
- Bronze C.90.500
- Bronze SAE 622
- Bronze SAE 65
- Bronze C 83.300
Além das ligas de cobre, a Fundição Magma produz lingotes em outros metais. Conheça nossa linha completa de soluções em ligas metálicas!